Fonte: Automotive Business

A DAF, marca do Grupo Paccar que produz caminhões em Ponta Grossa (PR) desde outubro, entregou seus primeiros veículos nacionais. Dois modelos do extrapesado XF 105 (o único modelo feito por lá atualmente), um 6x4, com 460 cavalos, e outro 6x2, com 410 cavalos, foram negociados pela concessionária Macponta Caminhões, localizada na mesma cidade paranaense.

O XF 105 6x2 foi adquirido pela Transportes Begnini, que tem hoje 80 veículos em sua frota. “Estamos entrando no mercado de transporte de aço, e o XF105 será muito demandado. Ele atende plenamente às necessidades da empresa, com autonomia e economia de combustível. Além disso, a fábrica da DAF fica próxima à empresa e queremos incentivar o consumo de produtos fabricados na região”, afirma em nota Daniel Begnini, proprietário da transportadora, que hoje tem 80 caminhões em sua frota.

A Madeireira Montenegro, que possui 29 caminhões, foi a outra empresa a adquirir o XF 105 6x4. Segundo um dos seus proprietários, Gilcesar Zeny, a performance do XF105 e a economia de combustível durante o test drive foram fatores determinantes para a compra. “O caminhão estava carregado com a carga máxima e não precisou ser rebocado pelo trator durante o transporte de madeira na floresta, surpreendendo o motorista. Tem ótima força de arrancada, é potente e robusto. Além disso, o XF105 apresentou economia de 10% de combustível em relação aos outros veículos da frota”, avalia Zeny.

A concessionária Macponta Caminhões, que iniciou as suas atividades em Ponta Grossa no fim de 2013 com investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões, é resultado da sociedade entre José Divalsir Gondaski, diretor da Macponta Máquinas Agrícolas e concessionário John Deere para a região dos Campos Gerais, e José Álvaro Góes Filho, diretor do grupo Madcompen, referência no setor de suprimentos para marcenaria no Brasil. A concessionária tem atuação em 225 municípios, incluindo as regiões Central, Norte Pioneiro e Noroeste do Paraná, o que representa 56% do território do Estado.

Para atender todo o Paraná, a concessionária pretende inaugurar quatro unidades em 5 anos: Ponta Grossa, Marialva (próximo a Maringá), Campo Mourão e Londrina. “Estamos construindo um concessionário de altíssimo padrão para oferecer aos clientes DAF um atendimento exclusivo, à altura do que oferecem os caminhões da marca”, promete Góes. “Já contamos com uma equipe formada por experientes profissionais treinados pela fábrica, entre administrativo, vendas e pós-vendas. Além do produto top de linha que estamos oferecendo ao mercado, entendemos que um dos nossos grandes diferenciais é o pós-vendas, levando agilidade e eficiência ao cliente”, completa Gondaski.